quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto de Blog Educacional

Introdução Vivemos dias de Web 2.0 quando as pessoas se tornaram produtoras de conteúdo para ser transmitido através das redes de comunicação. Os teóricos do construtivismo/interacionismo talvez não imaginassem que algum dia houvessem ferramentas de interação tão potentes como as que existem hoje. Blogs, You Tube, wikis são ferramentas para autoria e publicação online que abrem ao receptor a possibilidade de colaborar na construção do conteúdo e criar em co-autoria. Muito mais do que diários de adolescentes, como são conhecidos por muitos, 

os blogs são canais de expressão e comunicação que provomem o contato entre pessoas de interesses comuns. O poder de editar e ser a própria imprensa aliado ao convite de interferir em conteúdos publicados por outras pessoas, expondo sua opinião, são alguns dos atrativos que seduzem os chamados blogueiros. Em termos de educação, a utilização de blogs com objetivos didáticos oferece inúmeras vantagens já que os mesmos podem agregar pessoas em torno de assuntos diversos possibilitando discussão e criação coletiva, o que promove a tão falada construção do conhecimento. Marco Silva (2005) declara que a interatividade é a modalidade comunicacional que ganhou ênfase com a cibercultura, quando é aberta ao receptor a possibilidade de responder ao sistema de expressão e de dialogar com o mesmo. O autor considera que a atitude comunicacional não deve ser um ideal, mas uma atitude prática e cotidiana e que “é preciso despertar o interesse dos professores para um nova comunicação com os alunos em sala de aula presencial e/ou virtual”. Diz que “é preciso enfrentar o fato de que, tanto a mídia de massa quanto a sala de aula estão diante do esgotamento do mesmo modelo comunicacional que separa emissão e recepção.” Declara então que “comunicar não é simplesmente transmitir, mas disponibilizar múltiplas disposições a intervenção do interlocutor. A comunicação só se realiza mediante sua participação. (p.197) Os blogs parecem atender a estas necessidades propostas se usados de forma didática e participativa. Vamos agora falar um pouco sobre isso… Confira um mapa mental da Cibercultura Público alvo Professores de escolas públicas ou particulares, de aulas presenciais, ou semi-presenciais, que desejam possibilitar aos seus alunos um canal de interação via redes. Por motivos de segurança, não recomendamos o trabalho com blogs para crianças e pré-adolescentes, já que, sendo ferramenta que promove intertextualidade, abre toda a possibilidade de conexões. Esta liberdade não é adequada para os pequenos, que não possuem ainda autonomia para se protegerem de conteúdos impróprios. Objetivo Silva (2005) diz que o professor deve disponibilizar ao aluno:autoria, participação/manipulação, informações variadas, co-autoria,facilidade de permutas, associações, formulações e modificações na mensagem. O autor coloca que o professor deve potencializar a comunicação interativa síncrona e assíncrona; criar atividade de pesquisa a partir de situações-problema contextualizadas; criar ambiências para avaliação formativa; e disponibilizar e incentivar conexões lúdicas, artísticas e navegações fluidas. Sintonizado com a cibercultura e com a interatividade, o professor deve perceber que o conhecimento não esta centrado no seu falar, substituindo-o pela participação ativa dos seus aprendizes. Pretendemos propor ao professor a construção de um blog na internet e argumentar sobre as vantagens de manter uma ferramenta deste tipo disponível como auxiliar interativo para construção de conhecimento em turmas de qualquer área do saber. Referencial teórico Conforme Santarosa (2006) o Interacionismo de Jean Piaget e Lev Vygotsky considera que o conhecimento não está nem no sujeito nem no objeto, mas nas interações ocorridas entre os mesmos. A aprendizagem e o desenvolvimento acontecem, então, na medida em que o sujeito age sobre o objeto e na medida em que possui estruturas previamente construídas ou em processo de construção. Nessa concepção, o professor oportuniza o acesso às informações para que o aluno se aproprie do conhecimento. Marco Silva (2005) e Eliane Schlemmer (2005) ressaltam que aspectos comunicacionais estão envolvidos e devem ser considerados para o desenvolvimento pleno das práticas pedagógicas dando ênfase para o diálogo e a colaboração que devem ser estabelecidos para tal. “A comunicação é conatural ao ser humano. Não há sociedade, não há comunidade, sem comunicação entre os homens. Para agir em comum os seres humanos interagem. Desde que se pode identificar a existência de grupos humanos, na pré-história mais remota, existe “comunicação social”. (Braga, 2001, p.14) A internet potencializa a interação na medida em que possibilita novos contatos e construções colaborativas. Os blogs são ferramentas totalmente adequadas a estas práticas podendo possibilitar a formação de comunidades de interesses e as trocas culturais. “O ambiente virtual de aprendizagem deve favorecer a interatividade entendida como participação colaborativa, bidirecionalidade e dialógica, e conexão de teias abertas como elos que traçam a trama das relações. O informata que programa esse ambiente conta, de inicio, com o fundamento digital, mas para garantir hipertexto e interatividade terá que ser capaz de construir interfaces favoráveis à criação de conexões, interferências, agregações, multiplicidade, usabilidade e integração de varias linguagens (sons, textos, fotografia, vídeo). Terá que garantir a possibilidade de produção conjunta do professor e dos alunos e ai a liberdade de trocas, associações e significações como autoria e co-autoria.” (SILVA, apud SILVA, 2005, p. 199). Se usados com vistas à educação, os blogs podem promover a troca de idéias e o relacionamento entre os alunos. Sendo publicados, os trabalhos executados pelos alunos são valorizados e alcançam maior projeção. O recurso dos comentários traz um retorno instantâneo e motiva o trabalho do aluno. A possibilidade de incluir links torna o texto em um hipertexto, sendo mais dinâmico e interessante. “O hipertexto ou multimídia interativa adequa-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. Quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender. Ora, a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia ativa.”(Lévy, 1993, p.40) Esta atitude lúdica e exploratória, citada por Pierre Lévi necessita de um espaço propício onde acontecer. Para tanto, os professores precisam oferecer interfaces e ferramentas adequadas e criar ocasião para que os alunos possam ser motivados a realmente fazer uso das multimídias interativas para que sejam alcançados os objetivos pedagógicos. Silva (2005), citando Santos, declara que para que a participação dos agentes seja ativa, é preciso que o AVA/ADA seja aberto à imersão, navegação, exploração e participação do usuário em sua construção, possibilitando contribuições em seu design e na sua dinâmica curricular. Complementa dizendo que comunicar não é simplesmente transmitir, mas disponibilizar múltiplas disposições a intervenção do interlocutor. A comunicação só se realiza mediante sua participação. (p.197) Este autor acredita que esteja esgotado o modelo comunicacional que separa emissor e receptor, considera que os mesmos devem ser tratados como co-autores. Silva complementa com alguns atributos que devem estar presentes em sites educacionais: Intertextualidade, conexões com outros sites ou documentos, hipertexto Intratextualidade, conexões com o mesmo documento Multivocalidade, variedade de pontos de vista Navegabilidade, ambiente simples e descomplicado Mixagem, integração de várias linguagens: sons, texto, imagens dinâmicas e estáticas, gráficos, mapas Multimídia, integração de vários suportes midiáticos Estes atributos são totalmente possíveis de alcançar quando trabalhamos com blogs. Metodologia O professor atuará como animador/motivador e conduzirá a turma a construir um blog que trate dos assuntos relativos à sua matéria. Desta forma, promoverá o envolvimento dos alunos com o assunto e a sua participação e criação a partir dos temas propostos. Nem todas as matérias precisam ser autorais. É válido que se pesquise e explore assuntos na internet, compostos por outros autores ou que se comente e crie novos textos baseados em trabalhos citados. Faz-se, assim referência a intertextualidade e intratextualidade. Podem ser usados recursos de multimídia de acordo com a criatividade dos participantes. Os blogs permitem publicação de imagens, arquivos de vídeo, som e apresentações. Os alunos devem ser incentivados a trazer assuntos do seu cotidiano, notícias e temas de seu interesse e relacioná-los com os temas propostos pela disciplina. É incentivado assim a desenvolver visão crítica e a fazer relações de significado entre os mais diversos assuntos. Os comentários feitos pelos colegas contribuem para a variedade de pontos de vista, a multivocalidade. O comentário é um incentivo a produção pois demonstra que o texto foi lido e fez sentido para alguém, mesmo que essa pessoa não concorde com o ponto de vista apresentado. Além disso, também provoca que o autor repense suas idéias e crie novas construções. As atualizações constantes são fundamentais para a sobrevivência do blog, para que seja visitado e que discussões sejam travadas. Para que o interesse seja mantido os participantes precisam sentir que participam de uma comunidade que está presente, postando, lendo e comentando. A navegabilidade e construção de blogs é simplificada, podendo-se dispor de ferramentas prontas onde são escolhidos os elementos adequados a cada conteúdo. Para promover acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, no entanto, seria necessário trabalhar com programação própria. Deixaremos esta parte para um próximo trabalho Recursos materiais e humanos Será preciso que professor e alunos tenham acesso a computadores conectados a internet, não necessariamente em sala de aula presencial. O professor precisará dominar a ferramenta de construção de blogs e os alunos precisão ter algum conhecimento de windons e navegação em browsers. Cronograma A construção de um blog pode ser uma atividade desenvolvida ao longo do semestre acompanhando o desenvolvimento dos assuntos específicos da matéria. A proposta de cronograma deve ser adaptada por cada professor segundo seu tempo disponível e carga de conteúdo a ser desenvolvido. Sugerimos este cronograma acima baseado em um professor de 8ª série a Ensino Médio com três períodos semanais. Atividades para primeira semana de aula Professor Apresentação dos objetivos aos alunos Registro de um blog utilizando as ferramentas disponíveis na internet – o professor ficará registrado como administrador do blog e terá acesso a funções que são restritas aos demais Envio do convite de participação aos alunos aos alunos Registro dos alunos como colaboradores do blog. Alunos Familiarização com o blog Pedido de registro Atualização de perfil Escolha de foto ou avatar Atividades para segunda semana Professor e alunos Divisão da turma em grupos Escolha de temas Definição de objetivos Publicação dos objetivos Atividades para terceira semana Professor e alunos Distribuição de tarefas para pesquisa e produção de notícias. Estas escolhas ficam a critério do professor e da turma que determinarão a freqüência das publicações e a divisão dos assuntos de acordo com os objetivos da disciplina. Atividades para quarta semana Professor Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – o professor também deve ser um postador de conteúdo Orientar a construção de links nos posts Alunos Pesquisa na internet de outros blogs Familiarização com ambiente Aprender a criar link Primeiras postagens referenciais – que indicam ou comentam assuntos de autores na internet. Atividades para quinta semana Professor Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – o professor também deve ser um postador de conteúdo. Alunos Primeiras postagens autorais – textos dos alunos de preferência incluindo links de referencia a outros sites Atividades para sexta semana Professor Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – agora incluindo imagens Orientar a publicação de imagens no blog Alunos Aprender a incluir imagens nas notícias Lembrar de fazer referência aos autores Postagens de textos construídos em grupo e com imagens Atividades para sétima semana Professor Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – agora com vídeo Orientar a publicação ou referência de vídeos nos posts Alunos Aprender a publicar vídeos na internet e incluí-los no blog Produzir posts usando este recurso – autoria coletiva Atividades para semanas seguintes Professor Supervisionar o andamento e publicação de trabalhos conforme a divisão feita nas semanas iniciais Animar os alunos a continuar participando comentando os posts publicadosAlternar publicações individuais e em grupo – o professor também deve participar das construções Alunos Produzir posts individuais e em grupo usando recursos aprendidos Participar comentando os posts dos colegas Atividades semanas finais Professor Orientações para encerramento e trabalhos finais Alunos Publicação dos trabalhos finais da matéria – na íntegra ou resumos Atividades última semana Professor e alunos Avaliação dos resultados e publicação Referências Bibliográficas BRAGA, José Luiz. 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